6 de fevereiro de 2012

Mensagem de Agradecimento ao Padre Valdece Schuenk



 Caríssimo Padre Schuenk, 
Muitas vezes somos surpreendidos  por fatos que acontecem em nossas vidas independentes de nossa vontade ou desejo. Porém quando temos uma missão a ser cumprida, devemos aceita-la, pois faz parte dos desígnios de DEUS.
Durante seis anos tivemos a graça da sua presença em nosso meio Padre Schuenk. E lhe somos profundamente agradecidos por isso. O senhor nos liderou e participou conosco em varias realizações da nossa paróquia, tais como: a criação e revitalização de vários movimentos e pastorais, a realização de encontros e formações para agentes de pastoral, entre outras realizações, que foram grandes conquistas e motivo de alegria e júbilo para todos nós.
Com seu festivo espírito mineiro realizamos inúmeras reuniões sociais, como as festa comemorativas dos padroeiros das comunidades da nossa paróquia, que além de serem momentos de congraçamento, estreitaram e reforçaram os laços entre as varias comunidades e todos os componentes da paróquia. Além disso, estes momentos inesquecíveis, nos fizeram recordar o espírito de partilha, união, alegria e solidariedade que deve ser a marca  dos cristãos, assim como era nas primeiras comunidades cristãs.
Todas essas realizações, Padre Schuenk, já seriam suficientes para gravar eternamente o seu nome na história desta Paróquia. Porém estas não foram suas maiores conquistas.
E vos darei pastores segundo o Meu coração» (Jer 3, 15).
Com estas palavras do profeta Jeremias, Deus promete ao seu povo que jamais o deixará privado de pastores que o reúnam e guiem:  «Eu estabelecerei para elas (as minhas ovelhas) pastores, que as apascentarão, de sorte que não mais deverão temer ou amedrontar-se» (Jer 23, 4).
A Igreja, Povo de Deus, experimenta continuamente a realização deste anúncio profético e na alegria, continua a dar graças ao Senhor. Ela sabe que o próprio Jesus Cristo é o cumprimento vivo, supremo e definitivo da promessa de Deus: «Eu sou o Bom Pastor» (Jo10, 11). Ele, «o grande Pastor das ovelhas» (Heb 13, 20), confiou aos apóstolos e aos seus sucessores o ministério de apascentar o rebanho de Deus (cf. Jo 21, 15-17; 1 Ped 5, 2).
Sem sacerdotes, de fato, a Igreja não poderia viver aquela fundamental obediência que está no próprio coração da sua existência e da sua missão na história - a obediência à ordem de Jesus: «Ide, pois, ensinai todas as nações» (Mt 28, 19) e «Fazei isto em minha memória» (Lc 22, 19; cf. 1 Cor 11, 24), ou seja, a ordem de anunciar o Evangelho e de renovar todos os dias o sacrifício do seu Corpo entregue e do seu Sangue derramado pela vida do mundo.
E o senhor Padre Shuenk, foi durante estes seis anos como nosso pároco, a personificação destas palavras do Evangelho.
De uma forma bem especial recordou-nos como é difícil ser um cristão autêntico, nos dias atuais e exortou-nos a conhecer, praticar e preservar os rituais e mandamentos da Igreja, em nossa vida cotidiana, e nos encorajou para que fossemos missionários em nossos lares e locais de trabalho.
Dotado de um grande carisma espiritual, aproximou-nos mais de Deus na Sagrada Eucaristia. Ensinou-nos a participar de cada missa como se fosse a nossa primeira e última missa. E pelo seu exemplo, dedicação, paciência, persistência, tal como Bom Pastor, buscou e resgatou, varias ovelhas que andavam dispersas e longe da Igreja. Sua maneira de ser e agir, aproxima as pessoas e nos faz sentirmos iguais e irmãos.
Padre Schuenk, Deus coloca pessoas em nossas vidas, que agem como anjos, mostrando o caminho que devemos percorrer. Saiba que para muitos desta paróquia que passaram por momentos difíceis, a sua presença foi como um anjo que trouxe paz, luz conforto e esperança, para corações e espíritos feridos, abatidos, fracos e sem esperança.
Padre Schuenk, esta foi a sua mais importante realização. Promover o crescimento espiritual dos seus paroquianos fortalecer-lhes  a fé, dar-lhes um sentido de comunidade cristã e aproximá-los de DEUS é a maior missão que um sacerdote pode concretizar. Tenha a certeza da missão cumprida.      
  “Cada pessoa que passa em nossa vida passa sozinha, porque cada pessoa é única e nenhuma substitui a outra! Cada pessoa que passa em nossa vida passa sozinha e não nos deixa só porque deixa um pouco de si e leva um pouquinho de nós. Essa é a mais bela responsabilidade da vida e a prova de que as pessoas não se encontram por acaso.”

Nossa comunidade sente que um de seus membros foi separado fisicamente, mas somos inseparáveis espiritualmente. Mesmo longe, sempre seremos e estaremos unidos. Pois as pessoas que passam por nossas vidas sempre deixam suas marcas. Saiba que a sua nunca se apagará.  
No livro do Eclesiástico, capitulo 6, versículos 14 ao 16, afirma que: “Amigo fiel é proteção poderosa, e quem o encontrar, terá encontrado um tesouro. Amigo fiel não tem preço e o seu valor é incalculável. Amigo fiel é remédio que cura, e os que temem ao Senhor o encontrarão”.
Padre Schuenk, “quem encontrou um amigo, encontrou um tesouro”. E nossa comunidade recebeu durante esses seis anos, um valioso tesouro: o senhor e sua amizade. E podemos afirmar com toda a certeza: se hoje formamos uma grande comunidade é porque por trás esteve um grande pároco.
Não diremos adeus, mas um até breve, Padre Schuenk.
Deus o abençoe nesta nova missão. E sempre estaremos rezando e torcendo pelo seu sucesso.
 Obrigado por tudo!!!!!

Nenhum comentário: